segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

SAG 2009


O prêmio SAG (Screen Actors Guild) é oferecido a atores e atrizes por seus próprios colegas de sindicato. Esse prêmio costuma ter bastante relevância na corrida para o Oscar, pois muitos de seus votantes também votam na Academia.

Os vencedores do SAG 2009 em cinema foram (em vermelho):

MELHOR ELENCO:
Dúvida
Frost/Nixon
Milk - A Voz da Igualdade
Slumdog Millionaire
O Curioso Caso de Benjamin Button

MELHOR ATRIZ:
Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Angelina Jolie - A Troca
Melissa Leo - Rio Congelado
Meryl Streep - Dúvida
Kate Winslet - Foi Apenas um Sonho

MELHOR ATOR:
Richard Jenkins - The Visitor
Frank Langella - Frost/Nixon
Sean Penn - Milk-A Voz da Igualdade
Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke - The Wrestler

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Amy Adams - Dúvida
Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button
Kate Winslet - O Leitor

MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Josh Brolin - Milk-A Voz da Igualdade
Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Heath Ledger - Batman-O Cavaleiro das Trevas
Dev Patel - Slumdog Millionaire


O primeiro prêmio na categoria de cinema foi de Melhor Atriz Coadjuvante. Nesse ano, todas mereciam, as cinco fizeram um execelente trabalho, mas as favoritas eram Penelope Cruz e Kate Winslet. E real e justíssimamente, quem levou foi Kate Winslet, a dona do ano (quem se lembra dos dois Globo de Ouro na mesma noite?). Nessa hora, me veio a pulguinha: será que Dúvida vai ganhar Melhor Elenco? Apesar de ter sido indicado em quase todas as categorias de atuação, Amy Adams e Viola Davis não mais levariam o prêmio.

Cabe lembrar também que Kate Winslet concorre ao Oscar pelo mesmo papel que levou o SAG, mas na categoria de Melhor Atriz. É a favorita do dia 22 de fevereiro.

O próximo prêmio de cinema foi de Melhor Ator Coadjuvante, que não tem nem mais graça. Quem levou todas e continuará levando até o Oscar é Heath Ledger, por seu estupendo trabalho como o Coringa. E nessa, Philip Seymor Hoffman também não levou, o que aumentou minha pulguinha em relação ao prêmio para Dúvida.

Já no fim da cerimônia, foi anunciado o prêmio de Melhor Atriz. Para mim, a disputa estava entre Meryl Streep e Kate Winslet. Eu até acreditava que o SAG poderia fazer dobradinha com o Globo de Ouro e a Kate sair com dois prêmios na mesma noite, mas torcia pela Meryl. Tive uma boa surpresa. Meryl Streep levou o prêmio por seu ótimo trabalho em Dúvida e pelo prestígio que carrega junto a seus colegas.

Quanto ao prêmio de Melhor Ator, eu sabia que Brad Pitt não levaria, pelos motivos que já expus várias vezes nesse blog. Ele está bem, mas nada fora de série. Mickey Rourke era mais ou menos o favorito por sua premiação no Globo de Ouro, mas eu apostava em Sean Penn. Não assisti a Milk, mas nas cenas que vi o ator está irretocável, maravilhoso. Ver Penn, que sempre teve o jeitão de bad-boy, interpretar um homossexual na medida certa é ótimo. E quem levou foi Sean Penn mesmo, o que o torna favorito ao Oscar.

Por que estou questionando tanto o fato de Dúvida levar ou não melhor elenco? Por que quatro de seus atores foram indicados em três categorias, o que o torna, teoricamente, o favorito ao prêmio da noite. Porém, apenas Meryl Streep levou a estatueta. Com o prêmio de Sean Penn, confesso que fiquei em dúvida entre Milk e Dúvida. Passei longe. O filme que levou o prêmio de Melhor Elenco foi Quem quer ser um milionário?. Sobre esse, não posso comentar por que não vi o filme. Será que foi merecido?

O homenageado da noite foi o ator James Earl Jones, também famoso por sua voz que emprestou ao lendário Darth Vader e ao Rei Mufasa em Rei Leão.

Só para constar, os premiados na categoria de televisão foram Tina Fey e Alec Baldwin por seus papéis em comédia. O Melhor elenco de comédia quem levou foi 30 Rock. Nas séries dramáticas, os premiados foram Hugh Laurie e Sally Field e o elenco de Mad Men. Quem levou em telefilme ou minissérie foram Laura Linney e Paul Giamatti.

Bons filmes!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial